Pré e Pós-Operatório em Mamoplastia e Mastopexia | Cadrena Estética | Cirurgia nos Seios

Pós-Operatório Mamoplastia e Mastopexia

Procedimentos de Pré e Pós-Operatório de Cirurgia Plástica nos Seios

Ambos necessitam de uma avaliação minuciosa a fim de preservar a saúde da paciente e como consequência, obter o melhor resultado estético na cicatrização da mamas.

A Mamoplastia é mais procurada por mulheres que tem pouco volume nas mamas, como também uma ligeira flacidez decorrente de amamentação ou o próprio efeito da gravidade.
São utilizados implantes para restaurar o seu volume natural garantindo assim mais firmeza aos seios, re-estabelecendo sua aparência estética.

 

A Mastopexia, também conhecida como cirurgia de lifting de mama, é recomendada para mulheres que desejam restaurar o contorno adequado ao formato dos seios, reposicionando a aréola e o tecido mamário removendo o excesso de pele e comprimindo o tecido deixando-o mais firme e natural.


Em alguns casos, é comum as pacientes aliarem os dois procedimentos para tratar mamas caídas a fim de promover a harmonia. Neste caso, é corrigida a flacidez, retirado o excesso de pele e adicionada uma prótese de silicone para dar mais volume e deixar a mama mais firme.


Dependendo do objetivo e do grau de flacidez, as cirurgias podem ser realizadas em duas etapas permitindo que o corpo se recupere melhor.

Recomendações no Processo Pós-Operatório de Cirurgia Plástica nos Seios

Siga os cuidados pré-operatórios apresentados pelo seu médico, pois as duas cirurgias plásticas são muito semelhantes.
Ambas com procedimentos invasivos e necessitam de uma avaliação minuciosa para preservar a saúde da paciente.

Após a cirurgia você receberá o primeiros curativos impermeáveis ainda no hospital ou na clínica. Assim que receber alta médica, será necessário fazer a limpeza (curativos) em toda a região operada para absorver o excesso de secreção.

Nessa etapa os curativos serão mais simples e poderão ser feitos em nossa clínica ou na sua residência, de modo que a limpeza das secreções serão tratadas usando soro fisiológico e gaze, respeitando a periodicidade indicada pelo seu médico.


É comum que os mamilos fiquem sensíveis e doloridos nos primeiros dias após a cirurgia. 
Para aliviar o desconforto, recomendamos que você faça a devida acomodação das partes mais sensíveis com gaze,
evitando assim qualquer tipo de atrito ou fricção com as roupas e acessórios.

Dicas de Pós-Operatório em Mamoplastia e Mastopexia | Cadrena Estética | Cirurgia dos Seios

Dicas importantes para você obter resultados satisfatórios no seu Pós-Operatório em Mamoplastia e Mastopexia

  • ALIMENTAÇÃO:
    O ideal é manter uma alimentação leve a moderada nos primeiros 7 dias após a cirurgia. Essa dieta é recomendada por conta da medicação com antibióticos, analgésicos e antiinflamatórios, que pode deixar o estômago mais sensível causando enjoo e mal estar. Passado esse período, você pode voltar à rotina normal de alimentação sem exageros.
     

  • SUTIÃ CIRÚRGICO:
    Após a cirurgia a paciente deve passar a usar o Sutiã Cirúrgico, retirando-o apenas para o banho (o ideal é ter no mínimo 2 peças para poder substituí-las enquanto uma delas está sendo lavada). O seu médico cirurgião determinará por quanto tempo o uso do Sutiã Cirúrgico será necessário, em média esse período varia entre 30 a 45 dias.
     

  • DRENAGEM:
    O cirurgião irá recomendar Drenagem para eliminar o excesso de líquidos e diminuir o edema (inchaço). Fique tranquila, pois na aquisição do pacote, nós da Cadrena Pós-Operatório e Estética realizamos esse procedimento de acordo com as recomendações do seu médico.
     

  • VOLTA À ROTINA:
    De maneira geral, o período para retornar à sua rotina normal como ao trabalho e aos estudos é de uma semana. No entanto, é sempre importante consultar seu médico com antecedência. Lembrando que nossa equipe clínica também estará acompanhando sua evolução para que você retorne ao seu cotidiano normal com tranquilidade segurança.
     

  • ATIVIDADES FíSICAS:
    Na necessidade de realizar atividades físicas, movimentos bruscos e principalmente o levantamento dos braços, estes devem ser evitados até que haja liberação médica. Quanto a prática natural de qualquer esforço físico, principalmente os que envolvem a região do colo e tórax, estes também devem ser evitados até que o seu médico libere para a prática.
     

  • REPOUSO:
    Ao se deitar, procure manter o tronco sempre elevado, apoiado por almofadas e/ou  travesseiros. Não deite de lado ou de bruços até que o médico libere.
    Quando for tossir, espirrar, rir, vomitar ou fazer movimentos que aumentem a pressão na região da cirurgia, procure aplicar pressão moderada sobre a região dos pontos, isso evita que os mesmos não se rompam e causem sangramento.
     

  • EXPOSIÇÃO AO SOL:
    O sol pode causar marcas permanentes no seu corpo.
    Portanto, evite praia e piscina e não exponha a região operada ao sol de maneira alguma até a liberação médica.

De maneira geral, a cicatrização ideal de uma Mamoplastia pode ser dividida em três períodos:

Do 1º até o 30º dia:
O corte deve ter bom aspecto sinalizando cicatrização e união das bordas do corte. A dor vai diminuindo a cada dia que pássa.
 

Do 2º mês até 12º mês:
A cicatriz muda de espessura e cor, passando do vermelho para o tom marrom e depois, clareando gradativamente.
 

Do 12º mês ao 18º mês:
Aos poucos a cicatriz fica cada vez mais clara e menos espessa, por volta de um ano e meio, ela assume seu aspecto definitivo.

Quando a paciente segue à risca as orientações médicas e troca corretamente os curativos nos horários recomendados, as cicatrizes tendem a ficar discretas e evoluem positivamente ao longo dos meses, tornando-se quase imperceptíveis.

Já a recuperação de uma Mastopexia, seja ela com ou sem prótese, tende a ser rápida e tranquila

Seguindo as orientações médicas, a paciente não deve passar por complicações no pós-operatório.
A evolução da cicatrização pode ser observada ao longo dos meses e em média, em um ano é possível observar os resultados finais da cirurgia plástica, como tamanho, formato e posição das mamas, assim como o resultado das cicatrizes que com o tempo vão ficando mais finas e claras.